O município de Bom Lugar está sendo representado pela Articuladora do Selo Unicef, Antônia Genilde Lima e pela Secretária Municipal de Assistência Social, Amanda Andrade estão participando da capacitação do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

IMG-20171121-WA0074

A capacitação pretende estimular a realização de políticas públicas para redução das desigualdades e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O encontro acontece nesta terça-feira (21) e na quarta feira (22) de novembro, em São Luis, no Convento das Mercês.

De acordo com a Unicef, cerca de 1.900 municípios de 18 estados brasileiros se inscreveram para a edição do evento que foi lançada em maio. Este primeiro encontro dá início à fase de implementação, com a apresentação da metodologia que será utilizada e do caminho a ser percorrido pelas cidades participantes em direção à certificação.

A prefeitura de Bom Lugar por meio da Secretaria Municipal de Educação esclarece que a manifestação dos professores da rede municipal, realizada esta quarta-feira (01), não condiz com os avanços que passa no município nos últimos meses.

Com relação aos itens da pauta, informamos que o Governo Municipal sempre está à disposição da categoria, para o diálogo com os profissionais. A valorização dos professores é compromisso do Governo com a qualidade da educação.

Salários.

Os salários dos professores concursados foram pago no dia 10/10, e dos motoristas, vigilantes, Asg e merendeiras foi efetivado no dia 30/10, vale ressaltar que os recursos destinados para o município de Bom Lugar através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos profissionais da Educação (FUNDEB) e o Fundo de Participação dos Municipios (FPM), está sendo usado com responsabilidade. Ressaltamos ainda que o município sofreu cortes neste recurso, o que tem dificultado a gestão nos cumprimentos dos vencimentos, mas com todas as dificuldades enfrentadas, o nosso compromisso com a população bomlugarense vem sendo seguido.

Quanto à merenda escolar é oferecido aos nossos estudantes um cardápio com uma alimentação balanceada e saudável em todas as escolas da rede municipal de ensino, na sede e zona rural. O dialogo permanente e os avanços na valorização do profissional da educação são uma constante nesta gestão para a garantia de uma educação de qualidade.

A prefeita Luciene Costa está fazendo uma administração que cada dia mostra sua competência e seu compromisso para com a população de Bom Lugar.

Mais trabalho, Novas Conquistas.

Na manha dessa sexta-feira (27), todos os orientadores sociais do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento, participaram de uma reunião com a Secretária de Assistência Social Amanda Andrade para o planejamento de atividades e alinhamentos dos serviços. O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Avenida João Alberto no centro de Bom Lugar.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

Qual é o público-alvo do Serviço?
Entende-se por público-alvo do SCFV crianças, adolescentes, jovens, usuários da faixa de 18 a 59 anos e idosos.

A equipe de saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) do povoado Matinha esteve na manhã desta sexta-feira (27) na comunidade Laguinho dos Brancos. Onde foi realizado consultas médica, de enfermagem e mais consultas e palestra com a nutricionista Tayna.

A comunidade contou também o atendimento de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, aferição PA, exames de diabéticos, vacina e entrega de medicação.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), através do Programa Carreta da Mulher Maranhense, e apoio do governo municipal tem percorrido os municípios do Maranhão levando um conjunto de ações direcionadas às mulheres que vão do atendimento à saúde ao Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Na área de saúde, os serviços são dos mais diversos: papanicolau, teste de hanseníase, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, vacinas contra HPV, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros serviços oferecidos de acordo com a disponibilidade e parceria do município.

E nesta quinta-feira (26) a carreta esteve realizando atendimentos no município de Bom Lugar, o evento aconteceu defronte a quadra poliesportiva no Bairro Novo. Agentes de saúde do município se disponibilizaram na ação dos serviços juntamente com a equipe do estado, o secretário de saúde do município Jeferson Carvalho esteve no local e acompanhou os trabalhos, a coordenadora do PSF Joana Dark também participou e a secretária municipal da mulher Maria Soares estava junto a equipe auxiliando até, na organização dos atendimentos. A palestra sobre prevenção aconteceu ao lado da carreta com enfermeira Camila Costa. Os Agentes Comunitários de Saúde do município auxiliaram nos trabalhos de aferição da PA (Preção arterial) e outros. Uma parceria do governo municipal e do estado Bom Lugar foi mais um município a receber atendimento da carreta da Mulher Maranhense.