NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021 58

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#vacina

Em dia D contra a gripe influenza H1N1 Bom Lugar vacina a população em três pontos estratégicos do Município

O Município recebeu 580 doses da vacina nesta primeira etapa de vacinação

Há 5 dias

#Melhoria

Prefeita Marlene Miranda firma convênio com o Governo do Estado que garante construção de três pontes de concretos no mu

A reunião contou com as Presenças do Empresário Marcos Miranda e do Deputado Rubens Jr. Secretário de Estado de Articulação Política.

Há 53 dias

#Saúde

Campanha do glaucoma, prevenção e tratamento

O evento foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Nailde

Há 57 dias

#AssistênciaSocial

Assistência Social realiza Beile na porta de casa para os idosos

As visitas foram feitas em domicílio aos idosos cadastrado no SCFV. Profissionais equipados seguindo todos os protocolos preventivos recomendados pela OMS.

Há 58 dias

#Saúde

Em Bom Lugar Idosos de 85+ são vacinados contra COVID-19 no atendimento domiciliar

Uma equipe de profissionais da saúde realiza o atendimento em domicílios na zona rural do município para vacinar os idosos contra o coronavírus

Há 60 dias

#Saúde

Prefeitura municipal e secretaria de Saúde instala sala de pediatria na UBS

O atendimento público está disponível todas as quartas-feiras na UBS (Unidade Básica de Saúde) Maria Nailde, com a pediatra Hysmaira Karolly

Há 67 dias

#Saúde

Prefeitura e Secretaria de Saúde realiza palestra da campanha janeiro Branco e janeiro Roxo

O evento ocorreu na UBS Maria Nailde no centro de Bom Lugar

Há 78 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito