CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Aula Inaugural marca abertura da escola em tempo integral em Bom Lugar.

Nesta segunda-feira, 18 de março, a Secretaria de Educação de Bom Lugar realizou na Unidade Escolar Vanilda Loiola Rodrigues, no povoado Matinha, aula inaugural para as turmas dos 6º e 9º anos em tempo integral.

A iniciativa é uma forma de garantir a recomposição das aprendizagens, proporcionando aos alunos um ambiente escolar que ofereça suporte e estrutura adequados.

A aula inaugural contou com a presença de importantes representantes do poder público, como a prefeita Marlene Miranda e seu esposo o líder politico Marcos Miranda, a Secretária de Educação Cristina Vieira, além do vereador presidente da Câmara Pedro Miranda, Boré e Marcelo do Bolo. Além da secretaria adjunta de Educação Lucineide Almeida, Supervisora de Educação; Marilene Moura, o coordenador do programa de Educação em Tempo Integral, João Batista, pais de alunos e os novos alunos da escola.

Para Marlene Miranda, a educação em tempo integral é muito importante para reforçar a aprendizagem, mantendo os alunos mais tempo no ambiente das escolas, onde eles têm contato com o melhor instrumento da vida que é a educação.

Sobre a UEI Vanilda Loiola Rodrigues

Atendendo a um total de 132 estudantes, do povoado Matinha e outras comunidades, no período da manhã e tarde, os professoras titulares das salas desenvolvem a parte pedagógica como, trabalhando atividades de linguagem matemática, natureza, sociedade, educação física e língua inglesa saúde e bem estar entre outras. Os alunos terão agora uma carga horaria de 8 horas por dia, com lanche, almoço na escola e lanche antes da saída.

Da Assessoria de Comunicação.

#Educação 09/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Com o tema “Literatura Brasileira: Maranhão berço de heróis literários", Prefeitura de Bom Lugar realiza Desfile Cívico

O município de Bom Lugar celebrou na manhã desta quinta-feira, 7 de setembro, os 201 anos da declaração de Independência do Brasil com o tradicional Desfile Cívico.

Assim como no ano passado, a Prefeitura realizou o evento ao longo da Rua Manoel Severo. A festividade cívica contou com a participação dos mais de 1000 alunos das escolas municipais, que levaram para a avenida várias temáticas literárias além dos servidores das secretarias municipais, que mostraram os serviços e programas oferecidos a população bomlugarense.

"Pelo segundo ano consecutivo estamos realizando um grande desfile cívico, com a participação dos nossos estudantes e servidores, nossos agradecimentos a todos que participaram direta e indiretamente, para que mais uma vez seja realizado com grande sucesso ", disse a Prefeita, Marlene Miranda.

O Desfile começou com a apresentação da Corporação do Destacamento da Polícia Militar do 39°BPM, seguidos das autoridades, a prefeita Marlene Miranda, a vice Irmã Rosinha, além dos líderes políticos Marcos Miranda e Sérgio Miranda, os 11 vereadores e secretários de governo.

A Banda Dalva do Vale também seguiu por toda avenida na condução da apresentação das escolas, além da participação das Bandas fanfarras das cidades de São Luís Gonzaga e Vitorino Freire.

Foi mais uma vez, emocionante e a população esteve presente para prestigiar a passagen dos alunos da rede municipal de ensino na Independência do Brasil.

Da Assessoria de Comunicação

#Educação 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Marlene Miranda entrega novas instalações do Promac.

Na semana em comemoração ao dia do estudante a prefeita Marlene Miranda entregou um prédio novinho para o Promac ( Programa Municipal de Atividades Complementares).

A inauguração foi realizada na tarde da última segunda-feira, 07, e marca o retorno das atividades do Promac no segundo semestre de 2023, e contribui para o avanço no setor educacional em nosso município.

O Promac, atende mais de mil crianças de nossa rede de ensino em 14 escolas, oferecendo diversas atividades, tais como, balé, violão, flauta doce, canto, reforço escolar em matemática e língua portuguesa, futebol, vôlei, capoeira, dança, horticultura, artesanato, nossa Banda de Música "Dalva do Vale" também é fruto deste programa . E a grande novidade é agora passar a oferecer também aula de informática para nossos alunos.

"Agradeço a prefeita Marlene Miranda por nos proporcionar um programa tão importante como este, hoje não vejo longe da Banda Dalva do Vale, onde nunca imaginei que aprederia a tocar instrumentos de sopro. - Ellen Nayane.

Ainda durante a solenidade de reinauguração do prédio do Promac, a prefeita Marlene Miranda entregou ainda as chaves de dois ônibus escolares novinhos para reforça a frota de transporte dos nossos estudantes. Os ônibus são adaptados para o transporte de alunos da educação inclusiva em cadeira de rodas, pontos de carregador de celular e com ar-condicionado.

" Não tem como não ficar feliz por este momento, entregar o prédio do promac todo reformado e o melhor ainda é saber que está rendendo grandes talentos. Aproveito para agradecer também o deputado federal e Ministro das Comunicações Juscelino Filho, por destinar aos nossos alunos dois ônibus escolares zero quilômetro, e vem muito mais para o nosso povo", disse Marlene Miranda.

#Educação 02/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Bom Lugar realiza a Primeira Caminhada de Conscientização do Autismo

A prefeitura de Bom Lugar por meio das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, realizaram na manhã da última sexta-feir, (28), a primeira caminhada de conscientização do autismo.

Com o tema com Carinho e respeito todas as peças se encaixam, os alunos e profissionais mostraram a importância do respeito para com crianças, Adolescentes e Jovens com TEA.

A prefeita Marlene Miranda, secretários e vereadores também estiveram presentes. Além de alunos das educação inclusiva atendidas pelas secretarias de Educação e Saúde. Dona Fabiana, mãe do Lorenzo, falou da importância deste movimento.

"Agradecer muito a prefeitura por apoiar a causa do autismo, e agradecer a prefeita Marlene Miranda", disse Fabiana.

Hoje mais de 100 crianças, adolescentes e jovens são atendidos no município com várias especialidades, entre as ações a sala de Atendimento Educacional Especializado.

" A Inclusão chegou e estas crianças são acompanhadas por cuidadoras, e está e a nossa missão, levantar está bandeira, apoiar está mãe e pais, por eles devem está também em sala de aula - enfatizou a prefeita Marlene Miranda.

#Educação 19/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Marlene Miranda entrega berçário da Creche e mais 3 escolas reformadas e ampliadas.

A gestão Marlene Miranda, segue trabalhando na transformação da educação no município de Bom Lugar, vários investimentos vêm sendo realizado pelo governo Cuidando da Gente.

Na manhã da ultima quinta-feira, (16), a prefeita Marlene Miranda, acompanhada da secretaria de Educação; Cristina Vieira, do deputado estadual Rafael, realizou uma maratona de entrega de reinaugurações, na sede e zona rural do município.

A primeira foi o berçário da Creche Tia Zezuita, que além da sala de cinema e teatro, brinquedoteca, parquinho infantil, campo de futebol e sala de balet, a unidade de ensino infantil conta agora com berçário, que atenderá 17 crianças a partir de um ano de idade, nos turno matutino e vespertino.

Outra grande obra entregue pela prefeita Marlene Miranda e comitiva, foi a Unidade Escolar João Miranda Filho, no povoado Fazenda São João. A escola foi toda revitalizada, e as salas de aula foram todas climatizadas. Durante a solenidade de entrega a prefeita anunciou ainda que serão implantados na escola um parquinho infantil, o campo de futebol e a quadra de areia.

Seguindo a maratona de entrega de escolas a prefeita Marlene Miranda, reinaugurou a Unidade Escolar 21 de Abril, no povoado Livramento. A escola passou por uma grande transformação, construiu novos banheiros, ampliou a cozinha, e as salas de aula também seguem o padrão, todas climatizadas, deixando op ambiente de estudo mais aconchegante. Os moradores comemoraram, pois nunca na história do povoado, a Unidade Escolar 21 de Abril, havia passado por uma verdadeira reforma.

"Estou muito feliz, pela reforma e ampliação que a prefeita Marlene Miranda, realizou em nossa escola, quem ganha são os nossos alunos e professores, que a partir de agora terão uma escola digna para estudarem e trabalhar - frisou Maria de Fatima, gestora da escola.

Completando a manha de entrega de obras, a terceira escola entregue pelo governo Cuidando da Gente, foi no povoado Matinha, que recebe mais uma unidade de ensino toda reformada, a Unidade Escolar Vanilda Loiola Rodrigues, atenderá os alunos do fundamental maior, diversos povoados da região. As salas de aula também foram climatizadas e esta no padrão da gestão Marlene Miranda.

Durante a solenidade a prefeita anunciou ainda novos investimentos para a Unidade Escolar Vanilda Loiola Rodrigues, e reafirmou seu compromisso em continuar trabalhando pelo desenvolvimento da educação do municipio.

"Muito Feliz, em hoje poder entrega a população três escolar todas reformadas e ampliadas, todas no padrão do nosso governo, com salas de aula climatizadas, e ambientes melhor para estudar e também melhorando as condições de trabalho para os nossos professores e servidores da educação, destaco ainda que iremos investir ainda mais na educação, este é nosso compromisso". Disse Marlene Miranda.

Também estiveram presentes na solenidade de entregas das escolas, a vice-prefeita Irmã Rosinha, Padre Ribamar Cardoso; pároco de Bom Lugar, vereadores, secretários de governo, além de coordenadores da educação e população em geral.

Da Assessoria de Comunicação.

#Educação 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação inicia campanha de matriculas e rematriculas para o ano de 2023 ano letivo de 2023 em todas as escolas
#Obra 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Mais Investimentos: Escolas dos Povoados Centro dos Limas e Fazenda São João estão sendo reformadas e ampliadas.

A Prefeitura de Bom Lugar, por meio da secretaria de Educação, esta reformando as escolas dos povoados Centro dos Limas e Fazenda São João.

A obra faz parte do programa de melhoria da estrutura das escolas do município, que visa contribuir com mais conforto e qualidade de ensino aos estudantes do município.

No povoado Centro dos Limas, a Unidade Escolar Vagno Vieira, esta sendo ampliada, com mais duas salas de aula, banheiros adaptados, salas climatizadas. Já a Unidade Escolar João Miranda Filho, no povoado São João, as salas estão sendo climatizadas, além de melhorias no espaço de lazer para os alunos.

"Melhorar as instalações das nossas escolas é uma determinação da nossa prefeita Marlene Miranda, e a nossa educação esta sendo transformada". Enfatizou Cristina Vieira - secretaria de Educação.

Da Assessoria de Comunicação.

#Educação 30/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Bom Lugar realiza Formatura dos “Doutores do ABC”.

Em uma programação cheia de emoção, festividade e reconhecimento, a Prefeitura de Bom Lugar por meio da Secretaria de Educação, realizou na noite desta quarta-feira, 21, a formatura dos "Doutores do ABC" das escolas da rede municipal de ensino. Com o tema: "Estrelas do Natal", a solenidade foi realizada no Centro Cultural, e pela primeira vez na história da cidade. Reuniu todos os formandos da rede em um único espaço, em que 118 crianças celebraram essa noite memorável, e pais e alunos comemoraram a subida do primeiro degrau na vida escolar destes alunos, a alfabetização.

A noite de gala promoveu momentos emocionantes como a apresentação da oradora Laura Sophia Oliveira Cosme e da juramentista, Ana Lívia do Nascimento Miranda e Pedro Igor Machado Miranda, além da apresentação do Ballet, e do Coral do Promac, outra surpresa que emocionou todos o público, foi a entrada do Papai e Mamãe Noel e a prefeita Marlene Miranda, com presentes aos nossos formandos.

Após esta formatura, os doutores do ABC de Bom Lugar seguirão para o 1º ano do ensino fundamental, numa nova fase de suas vidas escolares a partir de 2023.

A prefeita Marlene Miranda destacou a felicidade em participar do momento. " Feliz em hoje, poder compartilhar com estes alunos da educação infantil de um momento tão importante, e comprovar que a educação em nosso município está avançando", disse a prefeita.

Também estiveram presentes, a Vice-prefeita, Irmã Rosinha; o líder político Marcos Miranda, secretários de governo e vereadores.

#Educação 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação entrega uniforme dos alunos de capoeira do Promac.

Na manhã desta quarta-feira, 05, a secretária municipal de Educação, Cristina Vieira, juntamente com a adjunta, Lucineide Moura e equipe de coordenação do Programa de Atividades Complementares - PROMAC, representados pelo professor João Batista, entregaram os uniformes dos alunos de capoeira.

A entrega aconteceu na Quadra Poliesportiva Damião da Silva, onde os alunos demonstraram o que já aprenderam com o mestre Onivaldo, durante as atividades complementares.

O programa atende alunos da rede municipal de ensino, que em contra turno, participam de alguma atividade, entre elas a capoeira.

"Estamos muito felizes por este momento, muito esperado por cada aluno, receberem a roupa, pois quando ingressam na capoeira todos querem ficar padronizados, e agradecemos a prefeita Marlene Miranda, por sempre está apoiando ações como estas, que só contribui para o avanço da educação, e que também ajuda na formação de nossos alunos - Cristina Vieira.

#Administração 10/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Bom Lugar, realiza grande programação em homenagem as Mães.

A semana que antecede o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio, a prefeitura de Bom Lugar por meio da secretaria de Educação, preparou uma grande programação da festa das Mães.

Foi uma verdadeira maratona de homenagens as Mães Bom-lugarenses, que este ano, o governo Cuidando da Gente fez diferente, a festa das Mães foi realizada nas escolas do município, da sede e zona rural, com várias apresentações para homenagear as nossas guerreiras.

A programação começou na quinta-feira, (05), pela Unidade Escolar João Rita, no povoado Santa Inês do João Rita, teve ainda a festa nós Povoados São João, Centro os Teles, Livramento, Vertente, Alto Açude, Jatobá, Salgadinho. E as homenagens seguiram na sexta com a festa das mães dos alunos das escas da sede, como Creche Tia Zezuita, Manoel Campos Sousa, Carlos Dias Sardinha e João Soares.

Vários prêmios foram sorteados como; Geladeira, Fogão, máquina de lavar, smart tv, ventiladores, dia de e beleza, vale compras entre outros brindes. Foi um momento emocionante e histórico, foi impossível conter as lágrimas a cada homenagem recebida, entre as apresentações, o ballet da Creche Tia Zezuita, que encantou a todos.

As mães dos Povoados Matinha, Santa Luzia I e II, Olho D'água dos Mirandas e Alto Bonito, também foram homenageadas pelos filhos.

Emocionada, a prefeita Marlene Miranda, falou da alegria em prestar estas homenagens, a mães Bom-lugarenses. "Muito feliz, por hoje ver a alegria desta mães, guerreiras e determinadas, me emociono,.pois sei a luta que é ser mãe, e cuida desta cidade é a missão de cuida nossa gente, e este ano fizemos diferentes, em cada escola, foi realizada a festa, com muita alegria, e carinho acima de tudo, fica aqui a homenagem do governo Cuidando da Gente, a todas as mães Bom-lugarenses," disse Marlene Miranda.

A festa contou ainda com a participação da secretaria de Educação, Cristina Vieira, Supervisora Geral da Educação; Marielene Moura, coordenadores e os vereadores Raimundo Pedro, Reginaldo Farias, Rony do Zeis, Evandro Miranda, Hemerson Andrade, Pedro Miranda e Marcelo do Bolo.

Da Assessoria de Comunicação.

Fotos: Iolanda Ribeiro-Secom

#Administração 04/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Marlene Miranda inaugura Casa dos Conselhos e Sala de Atendimento Educacional Especializado.

Com o objetivo de fortalecer a sociedade Civil e a participação popular, na manhã do último sábado, (30) a prefeita Marlene Miranda, inaugurou a Casa dos Conselhos de Bom Lugar, a estrutura busca unificar as ações e construir um canal de relacionamento entre poder público e a população.

A casa dos conselhos entregue pelo governo Cuidando da Gente, é um momento histórico na cidade, nunca visto nos 27 anos de Bom Lugar.

A prefeita Marlene Miranda entregou ainda a população, a sala de recurso, ou Sala de Atendimento Educacional Especializado, que funcionará em anexo ao prédio da Casa dos Conselhos, o espaço preparado para atender as crianças da rede de ensino, com alguma deficiência, e serão acompanhados por especialistas em educação Inclusiva.

A casa abriga os conselhos dos Direitos do Idoso, Conselho Municipal de Assistencia Social, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação, Conselho da Alimentação Escolar, Conselho do Fundeb, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

"Estamos revalidando e reafirmando todos os nossos compromissos com as politicas públicas e sociais do nosso municipio, e esta casa será de grande importância para as ações dos conselhos municipais. Sem esquecer, da sala de recurso, que irá ajudar no desenvolvimento educacional das crianças deficientes de nosso municipio. Sou grata a Deus, em proprocionar esta obra a nossa população", disse Marlene Miranda.

Também estiveram presentes, o lider politico Marcos Miranda, vereadores, secretarios municipais, coordenadores e diretores.

Da Assessoria de Comunicação.

#Administração 26/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Marlene Miranda, inaugura Escola Digna no povoado Vertente.

Na manhã da ultima quarta-feira, dia 23, a prefeita Marlene Miranda, juntamente com a secretaria Adjunta de Estado da Educação, Nadya Dutra, a vice-prefeita Irmã Rosinha e a secretaria de Educação de Bom Lugar; Cristina Vieira, inauguraram a Escola Digna do Povoado Vertente, na zona rural do município.

A Unidade Escolar São Francisco, foi uma conquista para os moradores da comunidade, que antes as crianças e adolescentes estudavam em um local sem condições de uso. Já no novo prédio construído em parceria com o governo do Estado, atenderá os estudantes da educação infantil e ensino fundamental, que já contam com uma sala de aula confortável, melhorando assim o ensino-aprendizado.

A escola Digna, tem 2 salas de aula, área de lazer, banheiros, sendo 2 adaptados para pcd, cozinha e secretaria.

"Hoje, entregamos aqui em Bom Lugar, mais uma escola digna, e quando a prefeita se alia a agenda da educação, certamente nós teremos um Maranhão melhor no futuro", disse Nadya Dutra.

Em pouco mais de um ano e três meses, a gestão de Marlene Miranda, já entregou 12 escolas, reformadas e ampliadas e outras foram construídas, obras que foram executadas na sede e zona rural do município, com estas medidas tem transformado a educação bom-lugarense.

"Muito feliz em hoje, esta entregando mais uma escola digna em nosso município, uma escola tão sonhada aqui no povoado vertente, e nós fomos ate o governador e solicitamos que a escola fosse construída, e hoje estamos entregando uma escola linda, e iremos ampliar com a instalação de um parquinho e climatizaremos as salas de aula, que ficará mais uma escola modelo da nossa gestão", destacou Marlene Miranda.

Também estiveram presentes na solenidade, o líder politico Marcos Miranda, a secretária da Mulher; Esangela Aguiar, o Superintende de Articulação Politica da regional de Bacabal; Adones Moura, vereadores e secretários de governo.

Da Assessoria de Comunicação.

#Secretaria de Obras e Urbanismo 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola do povoado Santa Inês do João Rita, é reinaugurada pela prefeita Marlene Miranda, totalmente reformada.

Os alunos e a comunidade do povoado Santa Inês do João Rita, receberam na noite do ultimo domingo, (20), uma escola toda reformada e ampliada pelo governo Cuidando da Gente.

A solenidade de reinauguração contou com a presença da prefeita Marlene Miranda, da vice-prefeita Irmã Rosinha, da secretária de Educação; Cristina Vieira, o líder politico Marcos Miranda, vereadores e secretários de governo.

Durante a solenidade, a prefeita Marlene Miranda, recebeu varias homenagens de agradecimentos pela grande obra realizada na comunidade, que resgata a dignidade dos alunos, professores e os moradores, que já contam com uma escola totalmente requalificada e com mais conforto.

"Só temos a agradecer a prefeita Marlene Miranda, por esta belíssima obra, estamos muito felizes, pela reforma e ampliação, agora temos uma escola de qualidade para a nossa comunidade e para região", disse professora Raimunda.

A Unidade Escolar João Rita, atenderá alunos da Educação Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, serão mais de 210 alunos matriculados de várias comunidades como: Sapucaia do Beija, Balança, Olho d'agua do Nezinho, Bom Jardim, São Pedro, Santana, Centro dos Marcelino, Centro das Cumbuca, Centro das Cuia, Serrinha e Santa Inês do João Rita.

"O nosso sentimento é de gratidão, por hoje, está entregando mais uma escola toda reformada, uma escola que tem agora campo de futebol, quadra de areia, parquinho infantil, e a meta do nosso governo é entregar todas escolas do município reformadas, com condições dignas de estudo aos alunos, e de trabalho para os professores. Estamos trabalhando e continuaremos na luta, por que a educação é prioridade", pontou Marlene Miranda.

Agora a nova estrutura da Unidade Escolar João Rita, conta 08 salas de aula, sala para professores, sala de diretoria, banheiros, cozinha, depósito, almoxarifado, sala de brinquedoteca, campo de futebol, quadra de areia, para vôlei e beach soccer e parquinho infantil.

Quem também esteve presenta na reinauguração, foi a professora Neura, a 1ª professora da Unidade Escolar João Rita, hoje, aposentada, expôs a alegria de ver a escola toda reformada.

Da Assessoria de Comunicação.

#Secretaria de Obras e Urbanismo 14/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Creche Municipal Tia Zezuita, é entregue pela prefeita Marlene Miranda, totalmente reformada e ampliada.
#Obra 07/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Marlene Miranda, entrega escola reformada e ampliada, no povoado Matinha
#Educação 09/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA DIGNA: Educação de Bom Lugar realiza primeiro ciclo formativo municipal, Pacto pela aprendizagem A formação aconteceu com Professores do ciclo de alfabetização do 1º 2º e 3º ano do ensino fundamental
#Educação 27/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Bom Lugar e a secretaria de educação participam de vídeo conferência com o Governador para debater educaçã Firmando pacto pela aprendizagem da educação em tempos de pandemia.
www.bomlugar.ma.gov.br
Emitido dia 27/05/2024 às 14:07:49