NOTÍCIAS

18-JAN-2021

Vacina contra a COVID-19 chegará em Bom Lugar ainda essa semana

O Secretário do município Valcione participa da reunião de gestores “Desafios dos Municípios no Enfrentamento das Consequências da Pandemia”.

#SAÚDE POR JOSEMAR RODRIGUES 18 DE JANEIRO DE 2021 388

Secretário de Saúde de Bom Lugar com o Secretário de Estado da Saúde

O secretário de Saúde de Bom Lugar Valcione Sousa participa nesta quinta-feira (14) na secretaria de Estado de Saúde (SES) da reunião que acontece desde 12 a 15 de janeiro com gestores municipais de saúde em encontro que tem como tema "Desafios dos Municípios no Enfrentamento das Consequências da Pandemia". O objetivo é avaliar o cenário de pandemia nos municípios e alinhar novas estratégias para o combate ao novo coronavírus. A programação do encontro inclui a apresentação do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

Após o recebimento das doses que virão de Fortaleza para São Luís, as vacinas serão armazenadas na Rede de Frio do Estado, localizada em São Luís. Em seguida, a SES fará a distribuição, em até três dias, para as Regionais de Saúde por transporte aéreo.

Ao todo, 1.750.338 pessoas devem ser vacinadas na primeira etapa da campanha, que deve ser concluída em sete semanas. O plano completo está disponível aqui.

Grupos Prioritários

O plano segue a orientação do Ministério da Saúde com relação aos grupos prioritários, dessa forma, a primeira etapa da vacinação ocorrerá em três fases, sendo priorizadas as pessoas com maior vulnerabilidade.

- Primeira fase: trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população em situação de rua; população indígena, aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

- Segunda fase: idosos de 60 a 74 anos

- Terceira fase: pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme;

A SES também capacitou 60 apoiadores, dentre eles, profissionais da Força Estadual de Saúde (FESMA), técnicos da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária Estadual, que ajudarão os municípios a executarem a campanha.

A vacinação contra a Covid-19 será realizada pelas secretarias municipais de Saúde das 217 cidades maranhenses.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Melhoria

Prefeita Marlene Miranda firma convênio com o Governo do Estado que garante construção de três pontes de concretos no mu

A reunião contou com as Presenças do Empresário Marcos Miranda e do Deputado Rubens Jr. Secretário de Estado de Articulação Política.

Há 5 dias

#Saúde

Campanha do glaucoma, prevenção e tratamento

O evento foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Nailde

Há 9 dias

#AssistênciaSocial

Assistência Social realiza Beile na porta de casa para os idosos

As visitas foram feitas em domicílio aos idosos cadastrado no SCFV. Profissionais equipados seguindo todos os protocolos preventivos recomendados pela OMS.

Há 10 dias

#Saúde

Em Bom Lugar Idosos de 85+ são vacinados contra COVID-19 no atendimento domiciliar

Uma equipe de profissionais da saúde realiza o atendimento em domicílios na zona rural do município para vacinar os idosos contra o coronavírus

Há 12 dias

#Saúde

Prefeitura municipal e secretaria de Saúde instala sala de pediatria na UBS

O atendimento público está disponível todas as quartas-feiras na UBS (Unidade Básica de Saúde) Maria Nailde, com a pediatra Hysmaira Karolly

Há 19 dias

#Saúde

Prefeitura e Secretaria de Saúde realiza palestra da campanha janeiro Branco e janeiro Roxo

O evento ocorreu na UBS Maria Nailde no centro de Bom Lugar

Há 30 dias

#Saúde

Bom Lugar recebe mais 60 doses da vacina contra a COVID-19

O Gestor Regional de Saúde do Estado Michael Jackson fez a entrega ao Secretário de Saúde Valcione Sousa

Há 33 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito