NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 22 dia(s)

Vem aí o Natal dos Sonhos!

Muitos shows e atividades culturais te aguardam, na sede, mas também na zona rural de no [...]

#Obra Há 40 dia(s)

PREFEITA MARLENE MIRANDA, ENTREGA REFORMA DA PRAÇA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS,

Em celebração aos 30 anos de Bom Lugar, foi entregue pela prefeita Marlene Miranda, a re [...]

#AssistênciaSocial Há 40 dia(s)

PREFEITA MARLENE ENTREGA 42 CASAS POPULARES NO POVOADO JATÓBA

Em comemoração aos 30 anos de Bom Lugar, mais sonhos se tornaram realidade. No povo [...]

#Administração Há 50 dia(s)

Bom Lugar está entre as cidades brasileiras contempladas com o Selo Unicef 2021/2024.

A cidade de Bom Lugar foi citada na lista com os municípios que atenderam aos requisitos [...]

#Administração Há 64 dia(s)

Prefeitura lança o aniversário de 30 anos de Bom Lugar.

No mês de novembro, uma série de eventos integrará as festividades de comemoração do ani [...]

#Administração Há 190 dia(s)

2º Forum Comunitário Selo Unicef é realizado em Bom Lugar

oi realizado na tarde de ontem (18), o 2° FÓRUM COMUNITÁRIO para o Selo UNICEF em Bom Lu [...]

#Festa Há 190 dia(s)

Prefeitura de Bom Lugar anuncia atrações da Cidade Junina

A Prefeitura de Bom Lugar, por meio da Secretaria deb Cultura divulgou as atrações music [...]

#Gestão Há 238 dia(s)

Prefeita Marlene Miranda, empossa novos secretários municipais

A prefeita Marlene Miranda, empossou na ultima segunda-feira, 29 de abril, os novos secr [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito