NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Gestão Há 5 dia(s)

Prefeita Marlene Miranda, empossa novos secretários municipais

A prefeita Marlene Miranda, empossou na ultima segunda-feira, 29 de abril, os novos secr [...]

#Desenvolvimento Há 39 dia(s)

PROGRAMA HABITACIONAL MINHA CASA CHEGOU, BENEFICIA FAMILIAS BOMLUGARENSES COM MORADIA DIGNA.

O Programa Habitacional Municipal Minha Casa Chegou, continua realizando o sonho de vári [...]

#Educação Há 51 dia(s)

Aula Inaugural marca abertura da escola em tempo integral em Bom Lugar.

Nesta segunda-feira, 18 de março, a Secretaria de Educação de Bom Lugar realizou na Unid [...]

#Urbanismo Há 94 dia(s)

Iniciada a segunda etapa da construção da ponte do povoado Tatajuba.

Na manhã da ultima sexta-feira (02), a empresa responsável pela construção da ponte que [...]

#Cultura Há 94 dia(s)

Vem ai o Carnaval da Gente 2024!

Fiquem ligados nas redes sociais da prefeitura

#AssistênciaSocial Há 117 dia(s)

Empossado novo colegiado do Conselho Tutelar de Bom Lugar.

Nesta quarta-feira, 10, foram empossados os conselheiros tutelares eleitos para o quadri [...]

#Cultura Há 154 dia(s)

Prefeitura faz abertura do Natal dos Sonhos 2023

programação começou com acedimento das luzes

#Cultura Há 156 dia(s)

Secretaria de Cultura prepara a segunda edição do Natal dos Sonhos.

A Prefeitura de Bom Lugar por meio da secretaria de Cultura prepara a segunda edição do [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito