O Secretário do município Valcione participa da reunião de gestores Desafios dos Municípios no Enfrentamento das Consequências da Pandemia.
Secretário de Saúde de Bom Lugar com o Secretário de Estado da Saúde
O secretário de Saúde de Bom Lugar Valcione Sousa participa nesta quinta-feira (14) na secretaria de Estado de Saúde (SES) da reunião que acontece desde 12 a 15 de janeiro com gestores municipais de saúde em encontro que tem como tema "Desafios dos Municípios no Enfrentamento das Consequências da Pandemia". O objetivo é avaliar o cenário de pandemia nos municípios e alinhar novas estratégias para o combate ao novo coronavírus. A programação do encontro inclui a apresentação do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
Após o recebimento das doses que virão de Fortaleza para São Luís, as vacinas serão armazenadas na Rede de Frio do Estado, localizada em São Luís. Em seguida, a SES fará a distribuição, em até três dias, para as Regionais de Saúde por transporte aéreo.
Ao todo, 1.750.338 pessoas devem ser vacinadas na primeira etapa da campanha, que deve ser concluída em sete semanas. O plano completo está disponível aqui.
Grupos Prioritários
O plano segue a orientação do Ministério da Saúde com relação aos grupos prioritários, dessa forma, a primeira etapa da vacinação ocorrerá em três fases, sendo priorizadas as pessoas com maior vulnerabilidade.
- Primeira fase: trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população em situação de rua; população indígena, aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.
- Segunda fase: idosos de 60 a 74 anos
- Terceira fase: pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme;
A SES também capacitou 60 apoiadores, dentre eles, profissionais da Força Estadual de Saúde (FESMA), técnicos da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária Estadual, que ajudarão os municípios a executarem a campanha.
A vacinação contra a Covid-19 será realizada pelas secretarias municipais de Saúde das 217 cidades maranhenses.