O evento ocorreu na UBS Maria Nailde no centro de Bom Lugar
UBS - (UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE) MARIA NAILDE
A secretaria de Saúde de Bom Lugar realizou nesta última sexta-feira (30) duas campanhas simultânea na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Nailde. A Prefeita Marlene Miranda, participou do evento e disponibilizou total apoio nas ações com os temas: Janeiro Branco e Janeiro Roxo. Demais autoridades e lideranças políticas estiveram presentes, o líder político Marcos Miranda, vereadores e secretários.
O Secretário de Saúde Valcione Sousa e a coordenadora da atenção básica do município Elinágela apresentaram as equipes da saúde básica da Unidade. Alguns agentes Comunitários de Saúde também participaram.
O evento contou com os palestrantes Padre Ribamar, que falou da saúde mental e sobre a importância e cuidados que se deve ter com a mente. E a Enfermeira Cleinha, sobre a prevenção, detecção e tratamento da hanseníase.
O que é Janeiro Branco?
O Janeiro Branco é uma campanha onde o seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
Saúde Mental também pede Políticas Públicas!
O Janeiro Branco também busca conscientizar a humanidade, assim como as autoridades governamentais e legislativas do mundo, a respeito da importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da Saúde Mental nas sociedades, nas vidas dos indivíduos e das instituições sociais.
Campanha Janeiro Roxo?
É o mês de conscientização sobre a hanseníase. Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas sobre a doença.
A hanseníase coloca o Brasil em segundo lugar em número de casos, atrás apenas da Índia. A SBH pede esforço nacional dos formadores de opinião para que divulguem a campanha e informações sobre a doença, além de adotarem o laço roxo como sinal de alerta contra a doença.
A Prefeita Municipal Marlene Miranda tomou a palavra durante o evento, e falou do tanto interessante tudo que foi abordado sobre a saúde mental. A Prefeita citou esse tempo de pandemia como momento turbulento na vida da maioria das pessoas, e aconselhou a quem estiver com problemas "que busque ajuda, não é vergonhoso" pontoou a prefeita. E acrescentou dizendo que não se pode engavetar problemas, e que é importante procurar um imediatamente um profissional para orientações e o tratamento mental.
Falou dos seus 25 dias de gestão. e agradeceu a Deus por que as coisas estão se organizando, "recebi uma cidade suja e sem estrutura, o meu tema é esse, saúde, trabalho e educação pois a minha gestão é voltada para as pessoas carentes".