A cidade de Bom Lugar foi citada na lista com os municípios que atenderam aos requisitos para a certificação foi divulgada nesta quarta-feira (6), por meio de uma live nos canais de comunicação oficiais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cerimônia de certificação ocorrerá em quinta-feira, dia 14 de novembro em São Luis.
O Selo Unicef é um reconhecimento internacional de que o município conseguiu melhorar políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência. É a primeira vez em que o município recebe o Selo.
Entre os indicadores desta edição estão: o cuidado com a primeira infância e adolescência; melhoria da educação, da creche à transição para o mercado de trabalho; investimento na saúde física e mental de jovens; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteção contra violências; e garantia de proteção social às famílias vulneráveis, especialmente aquelas de povos e comunidades tradicionais.
A prefeita Marlene Miranda (União) comemorou a certificação, afirmando que o reconhecimento é importante para a cidade. "Orgulhosos e com muita alegria, que anunciamos que Bom Lugar conquistou o Selo UNICEF 2021/2024. Esse reconhecimento é fruto do trabalho dedicado de nossa gestão e da participação de toda a comunidade em ações voltadas ao bem-estar de nossas crianças e adolescentes. Esse selo representa um compromisso renovado com a educação, saúde e proteção social de nossas famílias. Juntos, vamos continuar construindo um futuro melhor para nossos jovens!"", disse a prefeita.
Em Bom Lugar, a equipe que atua no desenvolvimento das atividades do Selo Unicef é formada por representantes das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Saúde (SMS) e Educação (SEMED).
Da Assessoria de Comunicação.